" Educar é um ato de amor!" Paulo Freire

quarta-feira, 28 de março de 2012

Reforço Escolar

O reforço escolar visa auxiliar os alunos na consolidação da leitura e da escrita.
"Projeto de leitura Mico Maneco"


A necessidade de utilizar meios divertidos e dinâmicos para a consolidação do processo de aquisição da leitura e da escrita conduz ao trabalho com a literatura infantil, que proporciona fruição e prazer de ler ao pequeno leitor, sendo um mecanismo eficaz neste propósito.
A coleção Mico Maneco, escrita por Ana Maria Machado é rica para a evolução da leitura e da escrita e satisfaz a necessidade do pequeno aprendiz. A criança deve pensar, errar, refletir sobre o ato de ler e escrever. Através da proposta do projeto com literatura infantil, a aprendizagem deixa de ser mecânica e descontextualizada como nos modelos apresentados pelas cartilhas que, por sua vez, criam texto artificializando o cotidiano, deixando de retratar a real necessidade comunicativa que deve possuir a língua materna, principalmente nas séries iniciais.
Assim, insere o pequeno leitor no mundo da linguagem e estabelece distinção entre poder ler, saber ler, e ter o prazer de ler, o que proporciona, ainda, o prazer de ouvir histórias e partilhar suas opiniões com os colegas, criando condições de conhecerem e valorizarem os clássicos da literatura infantil e seus criadores.
Este projeto será trabalhado durante todo o ano letivo aliado aos outros projetos da Unidade Escolar, em consonância com o PPP. Fazem parte desse trabalho diretamente: tia Livian, tia Andréia, tia Carmem e tia Joci Keli.
















































E nós temos apoio de Artes Plásticas também.. com a estagiária Andréia, que não perde uma oportunidade para alfabetizar utilizando recursos artísticos!







6 comentários:

  1. Parabéns Livian, Carmem e Joci pelo trabalho maravilhoso que vcs têm realizado!

    ResponderExcluir
  2. Sabe que sou fã desse trabalho maravilhoso de vocês. Mas uma vez, parabéns Meninas!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!! Ótimo trabalho e iniciativa... reflexo das professoras envolvidas... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Meninas do Reforço Escolar! Vocês são D+!
    Lívian, nosso blog está maravilhoso!Parabéns pela iniciativa desta criação.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Sou suspeita em falar, mas amo muito o Reforço Escolar e acredito no potencial de nossos alunos! Obrigada a todas pelo carinho com nosso trabalho!

    ResponderExcluir
  6. ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh Ficou lindo! As Aninha nas fotosss! fofa <3 Orgulho dos nossos amorecos!

    ResponderExcluir